Remédio Brasil Sem categoria Systen® Sequi Adesivos Transdérmicos (Farma Vision Importação e Exportação de Medicamentos LTDA.)

Systen® Sequi Adesivos Transdérmicos (Farma Vision Importação e Exportação de Medicamentos LTDA.)

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Adesivos Transdérmicos (esquema combinado sequencial)

Systen® Sequi

estradiol – Adesivo 1

estradiol e acetato de noretisterona – Adesivo 2

APRESENTAÇÃO

Systen® Sequi é uma combinação de um adesivo trans-dérmico de estradiol do tipo matricial e um adesivo transdérmico de estradiol/acetato de noretisterona do tipo matricial (regime sequencial).

Embalagem contendo 8 adesivos transdérmicos embala-dos individualmente em sachês de papel hermetica-mente fechados, com revestimento interno de alumínio. Cada embalagem contém 4 adesivos Systen® Sequi – Adesivo 1 (estradiol) e 4 adesivos Systen® Sequi – Adesivo 2 (estradiol e acetato de noretisterona).

USO TÓPICO

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada Adesivo transdérmico 1 contém 3,20 mg de estradiol hemi-hidratado (correspondente a 3,10 mg de estradiol), que corresponde, após aplicação, a uma libe-ração de 50 mcg de estradiol por dia.

Cada Adesivo transdérmico 2 contém 3,20 mg de estradiol hemi-hidratado (correspondente a 3,10 mg de estradiol) e 11,20 mg de acetato de noretisterona (cor-respondente a 9,82 mg de noretisterona), que corres-ponde, após aplicação, a uma liberação de 50 mcg de estradiol e de 170 mcg de acetato de noretisterona por dia.

guar.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDI-CADO?

Este medicamento é indicado como tratamento de repo-sição hormonal para alívio dos sintomas causados pela menopausa.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Systen® Sequi é conhecido como tratamento de reposi-ção hormonal combinado contínuo, pois dois hormônios são usados um após o outro: o estradiol é usado isolado por duas semanas e, então, o estradiol e a noretisterona são usados juntos nas duas semanas seguintes.

O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento. Systen® Sequi demons-trou reduzir os fogachos (as ondas de calor) e a sudo-

rese noturna (os suores durante a noite) a partir do pri-meiro mês de tratamento.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICA-MENTO?

Este medicamento é contraindicado em casos de:

  • Hipersensibilidade (alergia) conhecida às substâncias ativas ou a qualquer excipiente do produto.
  • Diagnóstico atual ou passado ou suspeita de câncer de mama.
  • Diagnóstico ou suspeita de tumores malignos estró-geno-dependentes (por exemplo, câncer endometrial) ou tumores pré-malignos (por exemplo, hiperplasia endometrial atípica não tratada).
  • Sangramento genital não diagnosticado.
  • Gravidez ou lactação.
  • Doença aguda do fígado ou uma história de doença no fígado enquanto os testes de função hepática não retornarem ao normal.
  • Histórico ou diagnóstico de tromboembolismo venoso (trombose venosa profunda, embolia pulmonar).
  • Condições trombofílicas conhecidas.
  • Doença arterial tromboembólica ativa ou em um pas-sado recente (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio).

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais severos.

Systen® Sequi não é um anticoncepcional. É indicado

hormonal durante a menopausa. Siga corretamente as orientações do seu médico e o modo de usar.

car cuidadosamente o seu histórico médico e de seus familiares para poder avaliar o risco/benefício do trata-mento de reposição hormonal de longo prazo. Se você tiver sangramento de escape repetido, sangramento vaginal sem causa aparente e alterações observadas em exames de mama, seu médico precisará avaliar o seu caso com maior cuidado.

Condições que necessitam de acompanhamento: Caso você apresente qualquer uma das condições a seguir, ou se já ocorreram anteriormente, e/ou tenham sido agravadas durante a gravidez ou tratamento hor-monal anterior, você deve ser supervisionada de perto pelo seu médico. Deve-se levar em consideração que estas condições podem ocorrer ou ser agravadas durante o tratamento com Systen® Sequi, particularmente:

  • Leiomioma (mioma uterino) ou endometriose;
  • Fatores de risco para transtornos tromboembólicos (risco aumentado para formação de coágulo sanguí-neo);
  • Fatores de risco para tumores dependentes de estrogê-nio, por exemplo, parente de primeiro grau com cân-cer de mama;
  • Hipertensão (pressão sanguínea elevada);
  • Transtornos do fígado (por exemplo, adenoma de fígado);
  • Diabetes mellitus;
  • Colelitíase (pedra na vesícula biliar);
  • Enxaqueca ou cefaleia (dor de cabeça) intensa muito forte;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • História de hiperplasia endometrial (espessamento da parede uterina);
  • Epilepsia;
  • Mastopatia (doença na glândula mamária).

Condições que requerem monitoramento enquanto você estiver em tratamento com estrogênio:

Disfunções renais ou cardíacas devem ser observadas cuidadosamente;

  • Distúrbios ou comprometimento leve da função do fígado;
  • História de icterícia colestática;
  • Hipertrigliceridemia (taxa elevada de triglicérides) pré-existente.

Razões para você entrar em contato imediatamente com seu médico, pois pode ser necessária a suspen-são imediata do tratamento:

  • Icterícia ou deterioração da função do fígado;
  • Novo início de dor de cabeça do tipo enxaqueca;
  • Gravidez.

Câncer de mama

A evidência global sugere um aumento no risco de cân-cer de mama em mulheres que administram estrogênio-progestagênio combinados e possivelmente tratamento de reposição hormonal com estrogênio iso-lado, que depende da duração do tratamento de reposi-ção hormonal.

O tratamento de reposição hormonal, especialmente o tratamento com estrogênio-progestagênio combina-

que podem adversamente afetar a detecção radiológica do câncer de mama.

Câncer ovariano

Câncer de ovário é muito mais raro que câncer de mama. As evidências epidemiológicas sugerem um risco aumentado em mulheres que utilizam estrogênio isoladamente ou estrogênio-progestagênio combinados para TRH, que se manifesta no prazo de 5 anos de uso e diminui ao longo do tempo após a interrupção. Estu-dos epidemiológicos relataram um risco aumentado de câncer de ovário em mulheres que fazem atualmente

TRH. Em mulheres com idade entre 50 a 54 que não estão fazendo TRH, cerca de 2 mulheres em 2.000 serão diagnosticadas com câncer de ovário ao longo de um período de 5 anos. Para as mulheres com idade entre 50 a 54 anos, fazendo TRH a 5 anos, resulta em cerca de 1 caso extra por 2.000 usuárias, ou cerca de 3 casos por 2.000 no grupo tratado. Alguns outros estu-dos, incluindo o estudo WHI (Women`s Health Initia-tive), sugerem que o uso de TRHs combinadas podem estar associado a um risco semelhante ou ligeiramente menor.

Tromboembolismo venoso

O tratamento de reposição hormonal está relacionado com um aumento do risco relativo de desenvolvimento de tromboembolismo venoso, ou seja, trombose venosa profunda ou embolia pulmonar. Fatores de risco geral-mente reconhecidos para tromboembolismo venoso incluem história pessoal ou familiar, obesidade severa (IMC > 30 kg/m2) e lúpus eritematoso sistêmico. Não existe consenso a respeito do possível papel das veias varicosas no tromboembolismo venoso.

Pacientes com história de tromboembolismo venoso ou com um estado tromboembogênico conhecido apresen-tam um risco aumentado de tromboembolismo venoso. O tratamento de reposição hormonal pode elevar este risco. Seu médico deverá investigar se há um histórico pessoal ou familiar importante de tromboembolismo recorrente ou abortos espontâneos recorrentes na sua – lismo.

O risco de tromboembolismo venoso pode estar tempo-rariamente aumentado com uma imobilização prolon-gada, trauma ou cirurgia de grande porte. Como em todos os pacientes no pós-operatório, atenção especial

tromboembolismo venoso pós-cirúrgico. Quando uma imobilização prolongada é provável após uma cirurgia eletiva, particularmente cirurgia abdominal ou ortopé-dica nos membros inferiores, o médico deve considerar uma interrupção temporária do tratamento de reposição hormonal por quatro a seis semanas prévias, se possí-vel. O tratamento não deve ser reiniciado até que a mulher possa mobilizar-se completamente.

Se ocorrer tromboembolismo venoso após o início do tratamento, Systen® Sequi deve ser descontinuado. Contate imediatamente o seu médico assim que notar algum sintoma de tromboembolismo potencial, por exemplo, dor na perna, dor torácica súbita (dor no peito), dispneia (falta de ar).

Doença arterial coronariana (DAC)

O risco relativo de DAC durante o tratamento de repo-sição hormonal com estrogênio-progestagênio combina-dos é levemente aumentado. O risco absoluto de DAC

  • fortemente dependente da idade. O número de casos adicionais de DAC devido ao uso de estrogênio-proges-tagênio é muito baixo em mulheres saudáveis perto da menopausa, mas irá aumentar com a idade mais avan-çada.

Acidente vascular cerebral

  • tratamento com estrogênio-progestagênio combina-dos e com estrogênio isolado estão associados a um aumento de até 1,5 vezes no risco de acidente vascular cerebral isquêmico. O risco relativo não se altera com a idade ou tempo desde a menopausa. O risco global de acidente vascular cerebral em mulheres que usam trata-mento de reposição hormonal irá aumentar com a idade.

Demência

O uso de tratamento de reposição hormonal não melhora a função cognitiva. Há evidências de risco aumentado de possível demência em mulheres que ini-ciaram o uso contínuo de tratamento de reposição hor-monal com estrogênio combinado ou isolado após os 65 anos de idade.

Outras condições

A administração isolada de estrogênios em pacientes com útero tem sido associada a um aumento do risco de carcinoma endometrial e hiperplasia endometrial em algumas pacientes. Por esta razão, o estrogênio em combinação com o progestagênio – como em Systen® Sequi – é recomendado em mulheres com útero intacto para redução desse risco.

Systen® Sequi não deve ser usado como anticoncepcio-nal. Mantenha Systen® Sequi fora do alcance das crian-ças e animais de estimação.

Gravidez e amamentação : Se ocorrer gravidez durante a medicação com Systen® Sequi, o tratamento deve ser suspendido imediatamente.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulhe-o tratamento.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e ope-rar máquinas

Não existem dados conhecidos sobre os efeitos de Systen® Sequi sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.

Interações medicamentosas

Os seguintes medicamentos podem interferir com Systen® Sequi resultando possivelmente na redução dos efeitos terapêuticos:

– Barbitúricos, hidantoínas, carbamazepina, mepro-bamato, rifampicina, rifabutina e certos inibidores não-nucleosídeos da transcriptase reversa (por exem-plo, nevirapina e efavirenz).

  • Preparações à base de erva de São João (Hypericum perforatum);
  • Os contraceptivos orais que contêm estrogênio dimi-

lamotrigina quando coadministrados. É esperado que interação semelhante exista com terapia de reposição hormonal que contenha estrogênio, o que pode ocasio-nar redução no controle de convulsões em mulheres que tomam os dois medicamentos juntos. Por essa

razão, o ajuste da dose da lamotrigina pode ser neces-sário.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve conservar Systen® Sequi em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), em sua própria embalagem individual. Não refrigerar.

Número de lote e datas de fabricação e validade:

vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade ven-cido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto físico

Os adesivos transdérmicos são planos, com área super-  2, espessura de 0,1 mm, formados por duas camadas laminadas, para aplicação sobre a pele.

  1. pr e p adesivo (matriz) composto de adesivo acrílico e goma guar e contém os hormônios. No Adesivo 1 este sis-tema é protegido por uma película aluminizada e no Adesivo 2 por uma película de poliester transparente, as quais devem ser removidas antes da aplicação do ade-

e têm uma incisão em S para facilitar a sua remoção.

A face externa da matriz adesiva é protegida do contato com as roupas pela primeira lâmina transparente.

Cada Adesivo 1 tem marcado no centro de sua margem

Cada Adesivo 2 tem marcado no centro de sua margem

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêu-tico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Modo de usar

A embalagem de Systen® Sequi contém 2 tipos de adesi-  Adesivo 1 e Adesivo 2. Os adesi-vos devem ser usados em sequência, ou seja, primeiro você usará os Adesivos 1 e depois os Adesivos 2 con-forme orientação médica. O sachê contendo o adesivo deve ser aberto e uma das partes da película protetora deve ser retirada pela incisão em S. Aplique imediatamente a parte adesiva exposta, da borda para o centro, sobre uma área limpa e seca de pele íntegra e saudável, no tronco do corpo abaixo da cintura. Não use cremes, loções ou talcos. Evite regiões de dobras de pele.

Remova a outra parte adesiva e aplique-a da mesma forma. Durante a aplicação evite dobrar o adesivo. Para obter uma melhor aderência, comprima o adesivo em toda sua extensão, utilizando a palma da mão.

Enquanto estiver aplicando o produto evite o contato dos dedos com a parte adesiva.

Cada aplicação deve ser feita sobre uma parte diferente da pele, preferencialmente nas regiões do tronco abaixo da cintura. O adesivo não deve ser aplicado em região próxima ou sobre as mamas.

Peça orientação ao seu médico sobre a frequência de substituição do adesivo.

Não aplique o adesivo duas vezes seguidas sobre o mesmo local da pele. Após uma semana, você poderá aplicar um novo adesivo em um local já utilizado ante-riormente. A área selecionada não deve apresentar irri-tação. A linha da cintura não deve ser escolhida porque pode ocorrer atrito excessivo com a roupa e o adesivo

Uma vez aplicado, o adesivo pode eventualmente des-pregar-se da pele. Neste caso, um novo adesivo deve ser aplicado imediatamente, mantendo o dia normal de troca. Para remoção, descole uma borda do adesivo e puxe suavemente.

Não é necessário remover o adesivo durante o banho. Recomenda-se que o adesivo seja removido antes de uma sessão de sauna e um novo adesivo aplicado ime-diatamente após.

Para descartar o adesivo utilizado, dobre-o sobre a face adesiva e jogue-o no lixo (não descarte o adesivo na bacia sanitária). O adesivo deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Se restar alguma cola na pele, após a remoção do ade-sivo, esfregue-a com os dedos ou lave-a com água e sabão.

O tratamento não deve ser interrompido ou alterado sem o conhecimento ou orientação do médico. Siga a orientação do seu médico respeitando sempre os horá-rios, as doses e a duração do tratamento. O médico deve ser avisado se ocorrer alguma alteração durante o tratamento.

Posologia

Systen® Sequi deve ser aplicado individualmente, na seguinte sequência: 4 adesivos Systen® Sequi – Adesivo 1 seguidos por 4 adesivos Systen® Sequi – Adesivo 2. Este ciclo deve ser repetido sem interrupção.

Nas primeiras duas semanas de uso de Systen® Sequi, o Adesivo 1 deve ser aplicado e substituído duas vezes por semana, a cada 3-4 dias, nas regiões do tronco abaixo da cintura. Durante as duas semanas seguintes de tratamento com Systen® Sequi, proceder da maneira já descrita usando o Adesivo 2. A paciente deve, então, recomeçar o ciclo com uma nova caixa de Systen® Sequi.

Para o tratamento dos sintomas pós-menopausa, a menor dose efetiva deve ser utilizada. A terapia de reposição hormonal deve prosseguir enquanto os bene-fícios em aliviar os sintomas superarem os riscos da terapia de reposição hormonal.

  • importante que o adesivo transdérmico seja usado na sequência correta para assegurar o ciclo menstrual regular. A maioria das pacientes apresenta sangramento vaginal após o início do tratamento com progestagênios.

Se um adesivo se desprender um novo adesivo equiva-lente, Adesivo 1 ou Adesivo 2, deve ser aplicado ime-diatamente. Entretanto, o dia de troca deve ser mantido. Quando aplicado, o Adesivo 1 libera 50 mcg de estra-diol por dia e o Adesivo 2 libera 50 mcg de estradiol e 170 mcg de acetato de noretisterona por dia.

Uso em crianças: Systen® Sequi não está indicado para crianças.

Uso em idosos

o uso de Systen® Sequi em pacientes com idade acima de 65 anos.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não

interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser cortado.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUE-CER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Se houver esquecimento da troca do adesivo, troque-o assim que você se lembrar. Entretanto, você deve man-ter o dia programado para a troca. O esquecimento de uma dose pode aumentar a probabilidade de sangra-mentos de escape.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farma-cêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

As seguintes reações adversas foram observadas em estudos clínicos com Systen® Sequi:

Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): reação no local de aplicação.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacien-tes que utilizam este medicamento):

Distúrbios Psiquiátricos: depressão, insônia, nervo-sismo, instabilidade emocional;

Distúrbios do Sistema Nervoso: cefaleia;

Distúrbios Vasculares: hipertensão;

Distúrbios Gastrintestinais: dor abdominal, distúrbio gastrintestinal, náusea;

Distúrbios dos Tecidos Cutâneo e Subcutâneo: prurido (coceira), erupção cutânea eritematosa;

Distúrbios dos Tecidos Musculoesquelético e Conec-tivo: artralgia (dor nas articulações);

Distúrbios do Sistema Reprodutivo e das Mamas: dor nas mamas, menorragia (menstruação excessiva e frequente com ciclo regular), dismenorreia, distúrbio menstrual; Distúrbios Gerais e Condições no Local de Administra-ção: edema (inchaço), mal-estar;

Investigações: aumento de peso.

As seguintes reações ocorreram em menos de 1% dos pacientes:

(incluindo cistos e pólipos): câncer de mama em mulhe-

Distúrbios Psiquiátricos: diminuição da libido (desejo

sexual), aumento da libido (desejo sexual);

Distúrbios do Sistema Nervoso: distúrbio de atenção,

tontura;

Distúrbios do Sistema Reprodutivo e das Mamas: hiper-plasia endometrial, metrorragia (menstruação excessiva e frequente com ciclo irregular);

Distúrbios Gerais e Condições no Local de Administra-ção: fadiga.

Adicionalmente, as seguintes reações adversas foram observadas em estudos clínicos com Systen® (estradiol isolado) em mulheres na menopausa:

Infecções e Infestações: candidíase genital;

(incluindo cistos e pólipos): câncer de mama;

Distúrbios do Sistema Imune: hipersensibilidade (alergia);

Distúrbios do Sistema Nervoso: epilepsia;

Distúrbios Cardíacos: palpitações;

Distúrbios Vasculares: trombose;

Distúrbios dos Tecidos Cutâneo e Subcutâneo: erupção cutânea;

Distúrbios dos Tecidos Musculoesquelético e Conec-tivo: mialgia (dor muscular);

Distúrbios Gerais e Condições no Local de Administra-ção: erupção cutânea no local de aplicação, prurido no local de aplicação, eritema no local de aplicação, edema no local de aplicação, edema generalizado, edema peri-férico e dor.

As seguintes reações adversas foram observadas durante a experiência de pós-comercialização:

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): Infecções e Infestações: candidíase;

(incluindo cistos e pólipos): câncer endometrial; Distúr-

bios do Sistema Imune: hipersensibilidade (alergia);

Distúrbios Psiquiátricos: oscilações de humor;

Distúrbios do Sistema Nervoso: acidente vascular cere-bral (derrame), enxaqueca, parestesia (sensação de for-migamento, agulhadas);

Distúrbios Cardíacos: palpitações (sentir os batimentos cardíacos);

Distúrbios Vasculares: trombose venosa profunda; Distúrbios Respiratórios, Torácicos e o Mediastino: embolia pulmonar;

Distúrbios Gastrintestinais: distensão abdominal; Distúrbios Hepatobiliares: colelitíase (pedra na vesícula biliar);

Distúrbios dos Tecidos Cutâneo e Subcutâneo: sín-drome de Stevens-Johnson;

Distúrbios Musculoesqueléticos, do Tecido Conectivo e Ossos: dor nas costas;

Distúrbios  do  Sistema  Reprodutivo  e  das  Mamas:

aumento das mamas;

Distúrbios Gerais e Condições no Local de Administra-ção: eritema no local de aplicação, prurido no local de aplicação e erupção cutânea no local de aplicação.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farma-cêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUAN-TIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Sinais e sintomas

Os sintomas de superdose com estrogênios e progesta-gênios incluem náusea, sangramento de escape, hiper-sensibilidade das mamas, dores abdominais e/ou disten-são abdominal.

Tratamento

Tais sintomas desaparecem com a interrupção do trata-mento.

Em caso de uso de grande quantidade deste medica-mento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

MS – 1.7465.0004

Farm.  Resp.: Lúcia    Cristina   Vieira    Lima  

CRF-SP: 61.428

Fabricado por: LTS Lohmann Therapie Systeme-AG, Andernach – Alemanha

Embalado (emb. secundária) por: Janssen Pharmaceutica N.V., Beerse – Bélgica.

Importado por: Theramex Farmacêutica Ltda. Rua Rio Grande do Sul, 270

Bairro Jardim Alvorada CEP 06.612-220 Jandira – SP CNPJ 16.927.572 / 0001-50

Registrado por: Farma Vision Importação e Exportação de Medicamentos LTDA.

Rua Sargas nº 33, Bairro Maranhão, CEP: 06716-835

CNPJ: 09.058.502 / 0001-48

® Marca Registrada

Venda sob Prescrição Médica.

Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 07/02/2021

CCDS 1604

VP03

COMO FAZER PARA USAR SYSTEN®

  1. Abra o envelope de Systen® rasgando-o a partir do corte em seu canto superior. Não utilize tesouras para não cortar o adesivo junto.
  • Segure o adesivo com a face protetora voltada para você. Dobre esta face até que ela comece a se desprender do adesivo na linha em S. Comece

a puxar a parte protetora para se desprender do adesivo, sem tocar no mesmo.

3.  Segure a camada protetora com uma das mãos. Retire metade e grude o adesivo na pele. Retire a outra metade.

4.  Escolha sempre uma zona de pele logo abaixo da cintura, sem dobras, e com pouco pêlos. Nunca cole sobre os seios. Tome cuidado também para não tocar na parte adesiva.

5. Passe a palma da mão sobre Systen® para assegurar-se que grudou ade-

Recomendações suplementares:

  • Suas mãos devem estar bem secas e limpas para aplicar Systen®.
  • Evite colocar Systen® em regiões da pele que estejam irritadas, ou nas quais você tenha aplicado algum creme.
  • Não exponha Systen® diretamente ao sol.
  • No momento da troca, o proximo adesivo deve ser colado em um local diferente.
  • Mesmo depois do tempo recomendado de uso, o adesivo ainda contém hormônios estrógenos. Por isso, não deixe os adesivos usados ao alcance de crianças.
  • Se vo ®, consulte seu médico.

Remédios Relacionados